Novembro Azul: Palestra é realizada na SR Embalagens para prevenir o câncer de próstata

21.Nov.2017

Novembro Azul: Palestra é realizada na SR Embalagens para prevenir o câncer de próstata

A SR Embalagens, realizou na última sexta-feira, 17, a palestra "Homem que é homem se cuida" ministrada pelo enfermeiro do Hospital de Câncer de Barretos, Rogério Teodósio, em prol da campanha Novembro Azul. O objetivo do evento foi quebrar alguns mitos e conscientizar sobre a importância dos exames preventivos.

De acordo com o enfermeiro Rogério, o mais importante antes da prevenção do câncer de próstata é conscientização da população. "O câncer de próstata é um tumor que atinge muitos homens e tem uma mortalidade muito grande, além disso as problemáticas e complicações que ocorrem no homem após o tratamento são avassaladoras. É um tumor que na maioria das vezes é indolente, de crescimento lento, portanto um grande número de pessoas vai ter câncer de próstata, resultando em uma população que vai ter grandes problemas com essa patologia" afirma ele.

Rogério, comenta sobre a interação dos colaboradores e ressalta sua surpresa: "Para lidar com esse assunto eu tenho um jeito especial de falar, porque as pessoas geralmente ficam constrangidas antes de começar a palestra e aqui na SR, foi totalmente diferente. Não sei se já teve algum trabalho de conscientização antes, porque a sala estava lotada e todo mundo muito participante. Peculiar foi a participação e o questionamento dos colaboradores no assunto e até mesmo alguns deles com certo conhecimento perante o mesmo".

Para o colaborador do setor comercial, Eduardo Vichneovski, a palestra foi extremamente interessante e esclarecedora. "Eu tenho 46 anos e já fiz dois exames PSA, que é feito através de um exame de sangue, na palestra ficou evidenciado que o toque retal é o mais preciso, no meu caso não tenho nenhum histórico em família, sendo assim necessário realizar só após os 50 anos. Tenho a consciência que um exame que leva cinco segundos, pode-me evitar problemas maiores no futuro" reconhece ele.

O câncer de próstata é um tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. Os exames preventivos devem ser feitos nos postos de saúde mais próximos de sua casa. Se possível, uma vez ao ano ou conforme orientação médica.

Compartilhar